Coleção MPB

Coleção MPB
A música popular brasileira (MPB) é um gênero musical muito apreciado no Brasil e no mundo.
A MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova.
Inúmeros são os representantes da MPB, com talento, estilo, composições, letras e vozes.
Para todos os gostos !
Qual é o seu cantor(a) preferido(a) ?

Garrafinha: Chico Buarque
Chico Buarque é músico, compositor, dramaturgo e escritor brasileiro. Iniciou sua carreira na década de 60, mas foi depois do seu perído de exilio na ditadura é que se consolidou como um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização do Brasil. Hoje é uma das personalidades mais importantes e representativas na cultura, literatura e na música brasileira.
Dentre seus inúmeros e maiores sucessos estão: "Construção", "A volta do malandro",
"Apesar de você", "A banda", "Ciranda da Bailarina", "Conversa de Botequim",
"Homenagem ao malandro", "Sem compromisso" ....

“Todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode às 06h da manhã, me sorri um sorriso pontual e me beija com a boca de hortelã...

Garrafinha: Caetano Veloso

Caetano Veloso é músico, compositor e escritor. Iniciou a carreira interpretando canções de bossa nova, sob influência de João Gilberto. E foi um dos músicos que contribuiu para o surgimento da MPB. Teve papel importante num movimento de ativismo político e de conscientização social que ganhou o nome de Tropicália. Ainda é hoje um dos artistas mais importantes e representativos na música popular brasileira. Dentre seus maiores sucessos estão: "Tigresa", "Leãozinho", "Sampa", "Sozinho", "Alegria, alegria", "Menino do rio",
"Você é linda", entre outras.

“Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela, será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela ..."

Garrafinha: Zeca Baleiro
Zeca Baleiro, é maranhense, cantor, compositor e músico brasileiro de MPB. Tem esse nome porque vendia balas quando pequeno no Maranhão. Se mudou do Maranhão para São Paulo onde lançou sua carreira. Zeca Baleiro já teve suas composições interpretadas por grandes artistas brasileiros. Sua música deriva de muitos ritmos tradicionais como o samba, pagode e baião com elementos do rock, pop e música eletrônica, tudo com seu modo muito particular de tocar violão e cantar. Suas letras contém, de forma inteligente, muito humor e poesia.

“Se eu digo: Pare! Você não repare no que possa parecer
Se eu digo: Siga! O que quer que eu diga, você não vai entender, mas se eu digo: Venha! Você traz a lenha, pro meu fogo acender..”
Garrafinha: Nando Reis
Cantor, violonista e compositor brasileiro. Ex-baixista dos Titãs, emplacou vários sucessos e hoje segue em carreira solo, atualmente acompanhado pela banda "Os Infernais”. Gosta de futebol e torce pelo São Paulo. Tem cinco filhos: Theodoro, Sophia, Sebastião, Zoé e Ismael. Um dos maiores compositores da sua geração. Artista admirado por todos,
por sua simplicidade, sensibilidade e carisma.
Entre seu maiores sucessos estão: “Marvim”, “All Star”, “Por onde andei”,
“ Relicário”... entre outras.

“Estranho mas já me sinto como um velho amigo seu
Seu all star azul combina com o meu preto de cano alto...”
Garrafinha: Marisa Monte
Consagrada cantora, compositora e produtora musical brasiuleira. Uma das mais bonitas vozes da música popular brasileira. Carismática, talentosa, linda, original e autêntica. Marisa é única ! Maravilhosa ! Icone de sucesso e referência para todos os artistas. Aclamada no Brasil e no mundo, por suas canções. Com 22 anos de carreira, já vendeu mais de 10 milhões de discos no Brasil e no exterior, além de ter ganhado inúmeros e incontáveis prêmios.

“ Balança a Pema, balança sem parar Ah! Ah!
Arrasta a sandália, arrasta até gastar Ah! Ah!
Quando você sambalança, sambalança meu coração também

Ele sambalança certinho, juntinho com o seu vai e vem ...”

Garrafinha: Cássia Eller

Cássia Eller foi uma cantora e violonista do rock brasileiro dos anos 90. Caracterizada pela voz grave e o ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores brasileiros como Cazuza e Renato Russo, Caetano Veloso, Chico Buarque e Nando Reis. Teve uma trajetória musical bastante variada, e sua versatilidade artística fez dela uma cantora e intérprete de grande importância dentro do cenário musical brasileiro.

“Eu só peço a Deus, um pouco de Malandragem ...”
Garrafinha: Seu Jorge
Jorge Mário da Silva, é cantor, ator e compositor brasileiro de MPB, de SAMBA e SOUL. Ganhou o apelido de Seu Jorge do amigo e campositor Marcelo Yuka. Foi líder da banda Farofa Carioca, que lançou seu primeiro CD em 1998 com uma competente mistura da ritmos negros de várias partes do mundo, como samba, reggae, jongo, funk e rap. A partir daí, Seu Jorge teve sua carreira engrenada, partiu para a carreira solo e é hoje um dos maiores cantores da atualidade. Sua voz forte e marcante e sua letras alegres, fazem de todas as sua músicas
grandes hits de sucesso.

Pretinha, faço tudo pelo nosso amor, faço tudo pelo bem de nosso bem
(meu bem)
A saudade é minha dor, que anda arrasando com meu coração, e não duvide que um dia lhe darei o céu, o meu amor junto com um anel, pra gente se casar ..."
Garrafinha: Lenine
Lenine é cantor, compositor, arranjador e músico pernambucano. Em 1970, veio de Recife para o Rio em busca de espaço e recursos para investir em sua música, que não haviam no Recife naquela época. De lá pra cá, cresceu, se despontou e hoje sua musicalidade, suas canções, suas letras e arranjos, sua simplicidade, espontaneidade e incrível talento fazem dele um dos melhores e mais consagrados cantores da música popular brasileira.

“Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede
um pouco mais de alma...a vida não pára ...”
Garrafinha: Vanessa da Mata

Vanessa da Mata nasceu no Mato Grosso. Cresceu ouvindo todo tipo de música, e aos 15 anos começou a se apresentar em bares. Daí para o mundo, Vanessa da Mata se destaca hoje como uma das cantoras revelação dos últimos anos. Seu estilo próprio e marcante, sua presença, talento e sua voz doce, suave e única, fazem de suas músicas sempre grandes sucessos.

“ Se você eu vou te dar um amor, desses de cinema, não vai te faltar carinho, plano ou assunto ao longo do dia. Se você quiser eu largo tudo e vou pro mundo com você meu bem. Nessa nossa estrada só terão belas praias e cachoeiras, aonde o vento é brisa, onde não haja quem possa, com a nossa felicidade, vamos brindar a vida meu bem ...."
Garrafinha: Jorge Ben Jor

Compositor, cantor, músico, bandleader e arranjador Ben Jor é inovador e único. É impossível classificar sua música e seu balanço, que são inconfundíveis e encontrou espaço no mundo todo e tornou-se sucesso universal. É uma unanimidade brasileira. Respeitado e aclamado, por todos os artistas, em todos os movimentos musicais, desde o pós-bossa nova até nossos dias. Balanço que faz dançar, música que traz alegria, e letras que encantam.

“Esse samba que é misto de maracatu,
samba de preto velho, samba de preto tutú
Mas que nada um samba como este tão legal,

você não vai querer que eu chegue no final...”

Garrafinha: Gilberto Gil

Gil é um dos músicos e compositorores mais respeitados do Brasil. Sua música é um mistura de elementos africanos, norte-americanos e jamaicanos. O que resultou em grande sucessos que marcaram a história da MPB. Além de músico, foi também um ativista político e social de grande importancia no movimento Tropicália.

“Vamos fugir, desse lugar, vamos fugir, pra aonde quer que você vá,
que você me carregue ...”

0 comentários:

Leave a Comment

Obrigada por visitar o espaço Pedacinho de Papel. Sua opinião é importante. Deixe aqui sua crítica, sugestão, pedido ou um recadinho. Volte sempre!