Coleção Samba


Coleção Samba

O Samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional.



Garrafinha: Noel Rosa

Noel de Medeiros Rosa, nasceu no Rio de Janeiro, foi sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos mais importantes artistas da música popular no Brasil. Teve contribuição fundamental ma legitimação do samba de morro - fato de grande importância, não só para o samba, mas para a história da música popular brasileira. Compôs mais de 300 músicas, que até hoje fazem sucesso e foram gravadas por inúmeros interpretes brasileiros. Entre seus principais clássicos estão: "Com que roupa" - "Fita amarela" - "Conversa de Butiquim" - "Feitiço da Vila" - "O X do problema"

"Eu sei tudo que fao, sei por onde passo, paixão não me aniquila
Mas, tenho que dizer, modéstia a parte meus senhores
Eu sou da vila!"


Garrafinha: Pixinguinha

Alfredo da Rocha Viana Filho, conhecido como Pixinguinha, foi um flautista, saxofonista, compositor, cantor, arranjador e regente brasileiro. Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva. Fez sucesso entre a elite carioca, tocando maxixes e chorinhos, utilizando instrumentos até então conhecidos apenas nos subúrbios cariocas. Entre seus principais sucessos estão: "Carinhoso" - "Lamentos" - "Rosa" - "Vou vivendo" entre outros.
No dia 23 de abril é comemorado o "Dia Nacional do Choro", como homenagem ao nascimento de Pixinguinha.

"Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso ..."


Garrafinha: Mangueira


Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira é uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro e uma das mais populares do mundo. Foi fundada em 28 de abril de 1928, no Morro da Mangueira, por Carlos Cachaça, Cartola, Zé Espinguela, entre outros.



Me leva que eu vou, sonho meu

atrás da verde-e-rosa só não vai quem já morreu”



Garrafinha: Santa Carmem


A pequena notável, um mito, um luxo de mulher revolucionária que com carisma e ousadia alcançou o rápido sucesso e foi aclamada no Brasil e no mundo.



“ Tai, eu fiz tudo pra você gostar de mim,

Ai meu bem, não faz assim comigo não,

Você tem, você tem, que me dar seu coração”



Pra Você gostar de mim ou mais conhecida como "Tai" - a música que mais marcou a sua carreira.



Garrafinha: São Cartola


Queixo-me às rosas,

Mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai...”



As rosas não falam – Um dos maiores sucessos de Cartola, o maior sambista da história do samba.




Em breve novas garrafinhas nesta coleção !

0 comentários:

Leave a Comment

Obrigada por visitar o espaço Pedacinho de Papel. Sua opinião é importante. Deixe aqui sua crítica, sugestão, pedido ou um recadinho. Volte sempre!