Coleção Folclore

Coleção Folclore
Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e supertições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

Garrafinha: Boi Bumbá
Bumba-meu-boi ou boi-bumbá é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. Hoje em dia é muito popular e conhecida no Brasil, principalmente na região do Amazonas. O boi é a principal figura, consiste numa armação de madeira em forma de touro, coberta de veludo bordado. Prende-se à armação uma saia de tecido colorido.


Garrafinha: Bonecos de Olinda

Os Boneco de Olinda são bonecos gigantes que desfilam nos carnavais em Olinda, Pernambuco. A tradição dos bonecos foi iniciada há 78 anos pelo Homem da Meia-Noite, o boneco mais ilustre de Olinda, criado em 1931. Geralmente os bonecos são feitos de pano, madeira e papel e pesam entre 13 e 15 quilos, com cerca de 3m de altura. São irreverentes, divertidos, coloridos e levam alegria a todos durante o carnaval quando desfilam pelas ladeiras de Olinda.

Garrafinha: Frevo
O Frevo é um ritmo pernambucano derivado da marcha, do maxixe e da capoeira. Surgido no Recife no final do Século XIX, o frevo se caracteriza pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevos, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo.

Garrafinha: Congado

O Congado é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil. Originou-se na África no país do Congo, inspirando-se no Cortejo aos Reis Congos que era uma expressão de agradecimento do povo aos seus governantes. É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música.


Garrafinha: Maracatu
Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira.
É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e européia. Surgiu em meados do século XVIII. Foi criado para formar uma critíca as cortes portuguesas. O Maracatu se distingue das outras danças dramáticas e das danças negras em geral pela sua coreografia. Há uma presença forte de uma origem mística na maneira com que se dança o Maracatu, que lembra as danças do Candomblé.
Garrafinha: Carnaval
O carnaval é a festa popular mais famosa, animada, alegre e representativa do mundo. Tem sua origem em Portugal, onde, no passado, as pessoas brincavam nas ruas e jogavam umas nas outras, água, ovos e farinha. Isso acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. No Brasil, o carnaval chegou no século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. De lá pra cá, o carnaval no foi tomando formato próprio, desde os primeiros blocos de carnaval, marchinhas, bailes de máscara até o aparecimento da primeira escola de samba, a febre do trio elétrico e as diversas tradições criadas e cultivadas em cada região do país.
Mas o certo é que, o carnaval no Brasil se tornou o maior carnaval do mundo.
Garrafinha: Capoeira

A Capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança expressão corporal, música, esporte, artes marciais, e talvez até brincadeira. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculêlê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música e instrumentos como o berimbau.

0 comentários:

Leave a Comment

Obrigada por visitar o espaço Pedacinho de Papel. Sua opinião é importante. Deixe aqui sua crítica, sugestão, pedido ou um recadinho. Volte sempre!