Coleção Clube da Esquina

Coleção Clube da Esquina
O Clube da Esquina foi um movimento musical nascido na década de 1960 em Minas Gerais. Surgiu da grande amizade entre Milton Nascimento e os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô), na Belo Horizonte dos anos 60, depois que Milton chegou à capital para estudar e trabalhar. Logo em seguida, novos integrantes vieram juntar-se ao movimento: Flávio Venturine Vermelho, Tavinho Moura, Toninho Horta, Beto Guedes e o letrista Fernando Brant. O nome do grupo foi idéia de Márcio que ao ouvir a mãe perguntar dos filhos, ouvia a mesma resposta: "Estão lá na esquina, cantando e tocando violão" Em 1972 a EMI gravou o primeiro LP, Clube da Esquina, apresentando um grupo de jovens que chamou a atenção pelas composições engajadas, a miscelânea de sons e riqueza poética.

Garrafinha: Milton Nascimento
Milton Nascimento é cantor e compositor brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da MPB. Junto com Lô Borges, fundou o Clube da Esquina, grupo que escreveu um dos mais importantes capítulos da história da MPB. Chamou a atenção dos músicos brasileiros e estrangeiros, dada a sua ousadia artística e criatividade inovadora. Entre seus maiores sucessos estão:
Caçador de mim, Maria, Maria e Coração de Estudante.

“Bola de meia, bola de gude, o solidário não quer solidão, toda vez que a tristeza
me alcança o menino me dá a mão.”

Garrafinha: Lô Borges

Lô Borges é um cantor e compositor brasileiro, nascido em Belo Horizonte. Foi um dos fundadores do Clube da Esquina, grupo de artistas mineiros que marcou presença na música popular nas décadas de 1970 e 1980. É co-autor, junto com Milton Nascimento, do disco Clube da Esquina, de 1972, que se tornaria um marco na música popular brasileira. Entre suas composições mais famosas destacam-se, entre outras, Paisagem da Janela, Feira Moderna, Equatorial e O Trem Azul.

“Nesta noite equatorial , eu vou sair outra vez , onde morre a trilha
do meu silêncio, vou te buscar ...”

Garrafinha: Beto Guedes

Beto Guedes, é mineiro de Montes Claros, é violonista, cantor e compositor brasileiro. Desde a adolescência tocava em bandas e aos 18 anos participou do V Festival Internacional da Canção, com sua composição Feira Moderna, em parceria com Fernando Brant. Tendo a música mineira como uma de suas principais influências, participou ativamente do Clube da Esquina, que projetou nacionalmente os compositores mineiros contemporâneos como Milton Nascimento,
Lô Borges, Fernando Brant e o próprio Beto Guedes. Foi acompanhado pelo
também mineiro grupo 14 Bis.

“Feira moderna, o convite sensual, oh! telefonista, a palavra já morreu,
meu coração é novo..”

Garrafinha: Flávio Venturine

Flávio Venturine é cantor, músico, tecladista e compositor de MPB, Pop, rock e rock progressivo. Nasceu em Belo Horizonte, onde criou e liderou durante muitos anos o grupo “14 Bis”,
que teve influências do rock progressivo e do Clube da Esquina.
“14 Bis” fez sucesso em Minas e no Brasil com as canções: Linda Juventude, Planeta Sonho, Natural, Uma Velha Canção Rock'n Roll, entre outras. Após o fim do grupo,
Flávio continuou em carreira solo.

“Foi assim, como ver o mar, a primeira vez, que meus olhos,
se viram no seu olhar...”

Garrafinha: Toninho Horta

Toninho Horta é um compositor, arranjador, produtor musical, e guitarrista brasileiro, nasciso em Belo Horizonte. Começou a carreira tocando em bares pela cidade e se tornou um dos melhores guitarristas e compositores brasileiros, de grande sucesso também no exterior. Fez parcerias com artistas consagrados, como Elis Regina, Gal Costa, Tom Jobim, Nana Caymmi e Maria Bethania. Mas foi a convite de Milton Nascimento que participou da gravação do cd Clube da Esquina e se integrou ao grupo.

“ Solto a voz nas estradas, já não posso parar ...”

0 comentários:

Leave a Comment

Obrigada por visitar o espaço Pedacinho de Papel. Sua opinião é importante. Deixe aqui sua crítica, sugestão, pedido ou um recadinho. Volte sempre!