Coleção Reggae

Coleção Reggae

O Reggae é um estilo musical originário da Jamaica na década de 60. Surgiu através de outros ritmos antecessores como o ska e o rocksteady. Bob Marley é o principal ícone deste estilo musical. O Reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 70 e 80. O Reggae não é só um estilo musical, aborda vários temas dentro Rastafári, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social. O reggae canta a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais.

Garrafinha: Bob Marley

Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, nasceu em 6 de fevereiro de 1945 em Saint Ann, no interior da Jamaica. Cantor, guitarrista e compositor, o mais conhecido músico de Reggae de todos os tempos. Famoso por popularizar o gênero e divulgar sua religião através de suas músicas. Adepto da religião Rastafári, servia como um missionário rasta, fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Grande parte de seu trabalho era lidar com os problemas dos pobres e oprimidos. O trabalho de Bob Marley foi amplamente responsável pela aceitação cultural do Reggae fora da Jamaica. Em suas canções pregava irmandade e paz para toda a humanidade. Era um grande defensor da maconha, usada por ele em rituais espirituais desde os 7 anos de idade. Faleceu aos 36 anos, vítima de câncer, que se espalhou por vários orgãos. Sua filosofia de vida, suas músicas e suas frases são cultuadas até hoje por seus seguidores em todo o mundo. Entre seus principais sucessos estão: "No woman no cry" "One love" entre outros.

"Se a vida fosse bela, todo dia teria sol, todo mar teria onda e toda fumaça faria a cabeça"


Garrafinha: Rastafari

O movimento rastafari surgiu na Jamaica, entre a classe trabalhadora e camponeses negros em meados dos anos 20. É um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia como a representação terrena de Jah (Deus). O termo rastafari tem sua origem em Ras (príncipe ou cabeça) e Tafari (da paz). Rastafari - O príncipe da paz.
Dentre as práticas inerentes a esse movimento estão o uso sacramentado da maconha, dreads nos cabelos, aspirações políticas e afrocentristas e ensinamentos que inspiram a imagem de um novo mundo com outra visão política e cultural. O movimento rastafari se espalhou pelo mundo, principalmente pela propagação do Reggae. Hoje já são aproximadamente mais de um milhão de seguidores do rastafarianismo pelo mundo.
Para os rastas, os cientistas tentam descobrir como é o mundo por fora, enquanto eles tentam enxergar o mundo por dentro, como uma visão da vida de dentro olhando pra fora. E é onde todo rasta vai encontrar sua própria verdade.
Salve Jah !

Garrafinha: Hailê Selassiê

Nascido Tafari Makonnen e posteriormente conhecido como Ras Tafari, foi regente da Etiópia de 1916 a 1930 e imperador do mesmo país de 1930 a 1974. O termo rastafari tem sua origem em Rás (cabeça ou príncipe) e Tafari (da paz). Rastafari - O Príncipe da paz. É considerado símbolo da religião por ser a representação terrena de Jah (Deus).

Garrafinha: Jamaica

A Jamaica é uma região insular localizada no Mar do Caribe. Situa-se a cerca de 145km de Cuba e a 190km a oeste da ilha onde se localizam o Haiti e a República Dominicana. É o terceiro país mais populoso das Américas, superada apenas pelos Estados Unidos e Canadá. Sua capital e maior cidade é Kingston.
País de clima tropical com temperaturas elevadas durante todo o ano. A Jamaica atrai milhões de turistas por suas paisagens exuberantes, praias ensolaradas e sua fauna e flora.
A cultura jamaicana é caracterizada pelo sincretismo resultante da mistura dos vários povos que habitam a ilha desde os primórdios de sua descoberta.
País do Reggae e do Rastafarianismo, berço natal de seus principais percursores como Bob Marley e Peter Tosh.



Garrafinha: Reggae
O Reggae é um estilo de música, originário na Jamaica na década de 60. Surgiu através de outros ritmos antecessores como o ska e rocksteady. Bob Marley é o principal ícone desse estilo musical. O Reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 70 e 80. O Reggae não é só um estilo musival, trata de vários aasuntos dentro da cultura Rastafari, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social. O Reggae canta a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais.

Em breve novas garrafinhas nesta coleção !

0 comentários:

Leave a Comment

Obrigada por visitar o espaço Pedacinho de Papel. Sua opinião é importante. Deixe aqui sua crítica, sugestão, pedido ou um recadinho. Volte sempre!