Coleção Anos 80

Coleção Anos 80

A década de 80 foi de grande representatividade no cenário da música, da moda, da política, da televisão, do entretenimento e lazer. Foi marcado por grandes acontecimentos e fatos que mudaram a história de nosso país. A política foi marcada por uma intensa participação popular. Era a retomada das grandes manifestações de massa, reprimidas na época da ditadura. Com o surgimento do movimento "Diretas Já", multidões ganharam as ruas podendo se manifestar após anos de silêncio e repressão, que culminou na primeira eleição direta para Presidente da República no Brasil. Fato de suma importância para a política e história do Brasil, representou o renascimento da democracia em solo brasileiro após anos de repressão à liberdade, opinião e expressão popular.
Os anos 80, também foi um período fértil para a música brasileira, principalmente para o Rock nacional que viu grandes nomes e vários sucessos nasceram nesta década, como Léo Jaime, Ritchie, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Kid vinil, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ultraje a Rigor, Rádio Taxi, Metrô, RPM, Silvinho, Blitz, Plebe Rude entre outros. Grandes sucessos como: "Menina Veneno" - "Ursinho Blau blau" - "Amante Profissional" - "Rádio Pirata" - "As 7 vampiras" - entre vários outros sucessos animaram e ainda animam inúmeras festas até hoje.
No cinema e na televisão, tivemos também grandes sucessos como os filmes: "Flashdance" - "Footlose" e os seriados: "Alf o Eteimoso" - "Punk a levada da breca" - "Barrados no baile" e os desenhos animados mais divertidos de todos os tempos: "Flintones" - "Smurfs" - "Jetsons" e "Os ursinhos carinhosos". Que junto com vários jogos e brinquedos eduvativos surgidos nesta época, fizeram da infância e adolescência dos anos 80, talvez a mais feliz !
A moda dos anos 80 também teve grande notoriedade e expressividade para aquela geração. Estavam no auge as roupas coloridas, brilhos no cabelo, cortes e maquiagem exôtica.
Foi realmente uma década marcante na cultura, arte, moda, música e política.
Uma geração que ditou e quebrou regras e tabus, lançou moda e músicas e até hoje vive na lembrança de quem viveu esses incríveis anos maravilhosos!

Garrafinha: Chapolin

Chapolin Colorado, é o personagem principal da série humorística da televisão mexicana de grande sucesso no Brasil e no mundo. Foi criado e interpretado pelo ator e escritor Roberto Gómez Bolaños. Os episódios enfocavam as aventuras diárias de um super-herói latino criado ao oposto da imagem dos super-heróis americanos: fraco, feio, medroso, pobre, desajeitado, covarde, tonto, mulherengo, mas que no final sempre superava seus medos para assim vencer seus inimigos. Ao sinal de perigo, os personagens secundários repetiam o bordão:


"Oh, e agora, quem poderá me defender?" Eu, Chapolin Colorado ! Não contavam com a minha astúcia ?”

Garrafinha: Chaves

Chaves é uma famosa e popular comédia de muito sucesso da televisão mexicana exibida originalmente de 1972 a 1992. Criada e estrelada por Roberto Gómez Bolaños. No Brasil até os dias de hoje é transmitida pelo SBT. Com um humor que explora situações do dia a dia e mal entendidos cômicos, a série mostra as aventuras e trapalhadas do garoto Chaves no cenário de uma vila da periferia de uma grande cidade. Os personagens são: Kiko, Chiquinha, Seu Madruga, Dona Florinda, a Bruxa do 71, Professor Girafáles entre outros.


“Foi sem querer querendo”

Garrafinha: ET
E.T. O Extraterrestre é um filme americano de 1982, dirigido por Steven Spilberg. É a história de um alienígena perdido na Terra que faz amizade com um garoto de dez anos, que o protege de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia pelo serviço secreto americano. No final, Eliot ajuda o ET a regressar ao seu planeta. Um filme muito premiado e que até hoje ainda é assistido em todo o mundo. Marcou uma geração e foi um dos maiores sucessos de bilheteria de toda a história do cinema.

Garrafinha: Trem da Alegria

Trem da Alegria foi um grupo musical infantil criado em 1984 pelo produtor e compositor Michael Sullivan. Fez sucesso entre o público infantil e juvenil nos anos 80. Teve várias formações, porém a mais conhecida era composta por: Juninho Bill, Luciano, Patrícia e Vanessa. Teve também Amanda e participações de Xuxa e Carequinha. O grupo lançou 8 álbuns, e chegaram a vender seis milhões de cópias.Entre os principais sucessos estão:
É de Chocolate e Uni, Duni, Tê.

“Uni, dune, dune tê, ohohohoh salamê minguê, ohohohoh sorvete colorê, sonho encantado onde está você ...”


Garrafinha: Balão Mágico

Foi uma das maiores bandas infantis da história do Brasil. Sucesso nos anos 80, a banda era formada por Simony, Tob, Jairzinho e Mike. Gravaram 5 discos que chegaram a atingir 10 milhões de cópias vendidas. Entre seus maiores sucessos, estão as músicas: Amigos do Peito, Superfantástico e Ursinho Pimpão.

“Superfantático, no Balão Mágico, o mundo fica bem mais divertido ...”


Garrafinha: Blitz

BLITZ é uma banda de rock brasieliro, formada no RJ, nos anos 80. Com um rock leve, letras bem-humoradas e performance teatral no palco, a BLITZ agradou a juventude e marcou uma geração. O grupo era composto por Evandro Mesquita na guitarra e voz; Fernanda Abreu, como backing vocal; entre outros artistas. Entre seus grandes sucessos estão"Você Não Soube Me Amar", “Biquini de Bolinha Amarelinha” e “A dois passos do paraíso”. Hoje com outra formação, mas ainda sob o comando do irreverente Evandro Mesquita, a Blitz ainda faz shows pelo Brasil.

" Estou a dois passos do paraíso, não sei se vou voltar, estou a dois passos do paraíso, talvez eu fique, eu fique por lá, estou a dois passos do paraíso, não sei porque que eu fui dizer, bye bye ..."

Garrafinha: Barrados no Baile

Foi uma popular série de televisão norte-americana, voltada para o público jovem transmitida nos anos 90. A série seguia as vidas de um grupo de adolescentes que viviam na rica de Beverly Hills, Califórnia e abordava temáticas como as drogas, a gravidez na adolescência e o suicídio. As personagens centrais eram os protagonistas Brenda e Brandon, além deles, Kelly, Dilon, Donna, Steve, David, valerie entre outros.


Garrafinha: Genius

Genius era um brinquedo muito popular na década de 80 e que buscava estimular a memorização. Com um formato semelhante a de um OVNI, ou disco voador, possuia botões coloridos que emitiam sons harmônicos que se iluminavam em sequência. Cabia aos jogadores repetir os comandos sem errar. Foi um dos brinquedos mais populares e vendidos na infância dos anos 80. Virou uma febre, um vício, uma mania, todo mundo tinha que ter !

Garrafinha: Cubo Mágico

O Cubo de Rubik (ou também conhecido como Cubo Mágico) é um quebra-cabeça tridimensional, inventado na Hungria. É geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 54 faces e 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5x5cm. O segredo era unir as cores nas mesmas fileiras em todas as faces do cubo. É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, sucesso nos anos 80, onde chegou a atingir um total de 900 milhões de unidades vendidas.

0 comentários:

Leave a Comment

Obrigada por visitar o espaço Pedacinho de Papel. Sua opinião é importante. Deixe aqui sua crítica, sugestão, pedido ou um recadinho. Volte sempre!